quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A origem do bairro Petrópolis onde localiza-se a Sá Caye Odontologia

Sá Caye Odontologia
Av. Iguaçu, 418 - Sala 301
Bairro Petrópolis 
A origem do bairro Petrópolis remonta à década de 1920. Ocupado inicialmente por chácaras históricas de tradicionais famílias. As áreas eram tomadas por laranjais, e o bairro desenvolveu-se a partir do eixo viário conhecido como Caminho do Meio, assim chamado por localizar-se entre duas outras estradas rurais que saíam de Porto Alegre em direção aos atuais municípios de Viamão e de Gravataí. Tal caminho, hoje, corresponde à Avenida Protásio Alves.
Com zonas de alta e baixa altitudes também, o bairro tornou-se famoso por seu clima ameno e por suas colinas verdejantes. Foram esses aspectos naturais que atraíram setores de classe média em ascensão, responsáveis pela povoação do local. Em 1937, a criação da linha de bondes Petrópolis, pela Companhia Carris, teve o efeito de consolidar esta ocupação.  A origem da denominação do bairro é incerta. Supõe-se que tenha sido uma homenagem ao município fluminense de mesmo nome (município este, que vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Polis (cidade), ficando a “cidade de Pedro”, tendo sido fundado pelo imperador Don Pedro II, por parte dos colonos alemães que já ocupavam a região desde o início do século.
Uma característica do bairro são os nomes de vias públicas que homenageiam municípios gaúchos. Até o fim da década de 1930, também as mulheres eram homenageadas: ruas eram chamadas de Dona Marta, Dona Paula, Dona Inês e Dona Adélia. Boa parte dos antigos nomes foi alterada  por generais, juristas e médicos. A expansão do bairro foi concluída nas décadas de 40 e 50, quando o desenvolvimento urbanístico e o aumento populacional foram intensificados.

Fonte: 
·         ÁVILA, Luciano. Histórico – Petrópolis.
·         QUEVEDO, Maria Augusta; RIOS, Renata Lerina Ferreira. Petrópolis. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura, 2002 (Memória dos bairros, 13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário